Evolução do Capitalismo: Capitalismo Comercial, Industrial e Financeiro



Média 4,85 de 5, com 87 votos

O professor Gonzalo Lopez aborda a evolução do capitalismo em suas três vertentes principais (comercial, industrial e financeira), ressaltando as especificidades de cada uma e as consequências das transições ao longo dos séculos. No que tange ao capitalismo industrial, dá-se importância à 1ª, 2ª e 3ª Revoluções Industriais, versando sobre suas matérias-primas, fontes de energia e características produtivas.

00:00 - Geografia

Gonzalo Lopez

Capitalismo Comercial

00:15 - Hoje vamos falar sobre a evolução do capitalismo nos aspectos comerciais, industriais e financeiros.

Basicamente a aula será dividida em:

  • Capitalismo comercial
  • Capitalismo industrial
  • Capitalismo monopolista financeiro

Depois vamos analisar as revoluções industriais nesse contexto.

00:40 - O primeiro ponto é o capitalismo comercial.

Ele tem sua origens junto com o processo de grande navegações

As potências europeias passam a investir grande capitais na descoberta de regiões para serem exploradas e consequentemente começam a aprofundar relações capitalistas.

Inicialmente o capitalismo comercial vai estar ligado à questões ligada a metais e posteriormente guiado pela Inglaterra ele evolui para as relações ligadas a tecidos e outros produtos industriais.

Entre as novas formas de exploração, a forma mais típica é aquela baseada na exploração de matérias primas busca por mercados consumidores para os produtos industrializados ingleses

01:35 - Nesse momento, com a dianteira tomada pela Inglaterra o capitalismo sai de um estágio meramente comercial e atinge um estágio mais industrial.

Assim denominamos o capitalismo industrial.

O capitalismo industrial é marcado pela liderança inglesa pelao domínio de tecnologias ligadas ás ferrovias e as navegações.

Com a propagação de sua nova tecnologia, a Inglaterra, pode conseguir novos mercados consumidores e acumular novos capitais.Ela não esteve sozinha nesse processo,França, Holanda, E.U.A e Japão são nações junto com a Inglaterra vão participar de um processo revolucionário um pouco mais avançado.

02:20 - Esse processo foi adquirindo novas características ao longo do Século XVlll e princípio do século XlX.

No princípio do século XlX a tecnologia foi ganhando mais importância no contexto da estrutura produtiva mundial.As empresas que tivessem mais tecnologia cresceriam mais.

Aos poucos essas empresas foram atingindo mercados cada vez mais distantes e para isso precisavam de mais capital.A partir daí, aparecem os bancos para fazer empréstimos.

Desse modo, o capitalismo industrial ganha uma face de capitalismo financeiro.

03:20 - Conforme as industrias cresciam com os empréstimos, elas começavam a adquirir portes muito significativos.

Desse modo, novas empresas foram aos poucos sendo excluídas por não terem capacidade de competir com as maiores.O nome desse processo é oligopolização ou monopolização.

04:10 - A oligopolização é um processo marcado pelo domínio de poucas empresas.Se uma empresa exerce o controle de certa atividade ela será um monopólio.

04:50 - Exemplo de monopólio:

Correios e Telégrafos- Cartas

Oligopólio:

Empresas aéreas -Gol e Tam

 05:30 - Agora vamos concluir análise da evolução capitalista.Etapas:

  1. Começamos com o capitalismo comercial baseado em trocas entre colonias e metrópoles.
  2. Depois temos o capitalismo comercial que se baseava em trocas industriais.
  3. O capitalismo industrial evolui com empresas se vinculando a bancos sando origem ao capitalismo monopolista financeiro.
  4. capitalismo monopolista financeiro que se basea no controle de grande empresas e na participação dos bancos nos financiamentos.

 


Vídeos neste módulo